Entre a Mente e o Coração

Jeremias 29.11-13
Introdução: Existe uma luta interior entre nossos pensamentos e sentimentos (Romanos 7.15-25).


Como equilibrar a mente e o coração?


1- Mente voltada para Deus

Jeremias 29.11 “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”

Os pensamentos de Deus são maiores e mais altos que os nossos (Isaías 55.8-10), mas Deus revela sua vontade para conosco através de sua Palavra.
Quando buscamos a vontade de Deus através de sua Palavra encontramos os seus pensamentos para nossas vidas e então renovamos nossa mentalidade (Romanos 12.1,2), buscando a “mente de Cristo” (I Coríntios 2.16).

2- Coração sensível a Deus

Jeremias 29.13 “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.”

A vontade do coração humano é enganosa (Jeremias 17.9), por isso muitos ficam iludidos com seus próprios sentimentos ou se tornam insensíveis por causa do mundo (Mateus 13.15).
Quando buscamos a Deus abrindo o nosso coração, nos tornamos sensíveis ao Senhor recebendo um novo coração (Ezequiel 11.19).

Conclusão

Jeremias 29.12 “Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei.”

A vida de oração é o ponto de equilíbrio entre a mente e o coração. Quando oramos expomos nossos pensamentos a Deus e abrimos o nosso coração (Isaías 1.18).
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

1 Comentários

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário