Fé Racional ou Sobrenatural

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” Hebreus 11.1-3
Introdução: Quase todas as pessoas dizem que têm fé, mas que tipo de fé?


1- Fé Racional

Hebreus 11.2 “Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho.”

A Fé Racional é algo natural do ser humano. Todos os povos em todas as culturas têm as suas expressões de fé. Contudo, muitas coisas são apenas aprendidas racionalmente e a pessoa se baseia no que aprendeu e não em sua própria experiência diretamente com Deus. Por isso existe fé em tanta coisa como em superstições, misticismos e crendices.

2- Fé Sobrenatural

Hebreus 11.3 “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.”

A fé sobrenatural não se baseia apenas em palavras ou histórias. A pessoa crê a partir de uma experiência pessoal com Deus. A verdadeira fé é autônoma e se baseia em si mesma através da Palavra de Deus (Romanos 10.17). Esta fé é sobrenatural porque não precisa de nada visível, nem ninguém, nenhuma possibilidade, dependendo apenas de Deus (II Coríntios 5.7). A fé sobrenatural está acima da capacidade humana de explicar as coisas, por isso não é racional.

Conclusão

Hebreus 11.6 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”

Busque esta verdadeira fé que seja mais do que natural ou racional, mas seja sobrenatural, vinda diretamente de Deus para sua vida e de você para com Deus.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário