O sentido da carne


Romanos 8.5-8

Introdução: A carne nos puxa para os sentidos e desejos. Precisamos entender a direção que a carne inclina: o prazer e a dor.

Quais são os sentidos da carne?


1- O PRAZER: desejo do pecado

Romanos 8.5 “Os que vivem segundo a carne se inclinam para as coisas da carne, mas os que vivem segundo o Espírito se inclinam para as coisas do Espírito.

A primeira direção que a carne nos aponta é o prazer, porque este nos agrada e facilmente cedemos à própria vontade. Muitos prazeres são coisas normais, como dormir, comer... etc., mas se forem exagerados se tornam pecados, como obras da carne (Gálatas 5.22,23).


2- A DOR: ofensa e mágoa

Romanos 8.6,7 “Pois a inclinação da carne é morte, mas a do Espírito é vida e paz. Porque a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeita à lei de Deus, nem mesmo pode estar.”

A segunda direção que a carne nos tenta é através da dor. Quando não cedemos aos prazeres, nos enfraquecemos diante de dores como ofensas e mágoas, ira ou raiva, por causa de uma injustiça, perseguições ou traições que sofremos. Precisamos reconhecer que quando estamos tristes e ofendidos, na verdade estamos na carne. Mas o remédio para a dor da carne é o perdão de Deus, que devemos entregar pelo nosso próximo (Mateus 6.14).


Conclusão

Romanos 8.8 “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

O jejum é uma arma poderosa para enfraquecer a carne e fortalecer o Espírito (Marcos 9.29 e 14.38). Devemos discernir os sentidos da carne, confessar o buscar o fruto do Espírito que nos capacita a agradar a Deus (Gálatas 5.19-21).

 

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Natural de Muriaé MG. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário