O Minuto de Bobeira


2Crônicas 35.20-24

Introdução: A vida do rei Josias é um exemplo de quem começou muito bem, mas terminou mal, mesmo sendo um servo de Deus fiel em tudo, mas um erro no final de sua vida, ao entrar numa guerra que não era sua e por isso pereceu.


Como evitar problemas?


1- Não se exponha desnecessariamente (v.21)

O rei Josias resolveu entrar na guerra dos Assírios e Babilônicos, tentando impedir o Egito de ajudar os Assírios. Com isso, se expôs e se envolveu numa guerra que não era sua.


2- Não se oponha à vontade de Deus (v.21,22)

A Palavra diz que esta batalha fazia parte do propósito de Deus, quando os Babilônios venceriam os Assírios. O rei Josias não buscou o que seria a vontade de Deus. Como reformador foi um grande rei, mas como guerreiro foi derrotado.


3- Não se disfarce, assuma os erros (v.22)

Outro erro foi que o rei se disfarçou, mas comumente os generais e reis se destacavam para guiar os soldados nas batalhas e também para ser protegido por eles. Com isso, nem direcionou o povo, nem foi defendido.


4- Não seja teimoso, insistindo no erro (v.22)

O próprio faraó Neco, entendeu o que seria a vontade de Deus naquele momento e avisou o rei Josias de que ele estava entrando numa guerra que não era sua. Mas o rei Josias teimou em prosseguir, sem buscar a permissão do Senhor.


Conclusão

Quando nos envolvemos em lutas dos outros, sem precisar nos tornamos alvos e também somos atingidos. Existem problemas que não conseguimos evitar, mas há outros que não são nossos.

 

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Natural de Muriaé MG. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário