Falsos deuses


Jeremias 18.15 "Contudo o meu povo se tem esquecido de mim, queimando incenso a deuses falsos; fizeram-se tropeçar nos seus caminhos, e nas veredas antigas, para que andassem por atalhos não aplainados."

Introdução: A idolatria é tudo que se coloca no lugar de Deus.

Quatro deuses modernos da humanidade:

1- PRAZER

A idolatria do prazer é marcada pela filosofia hedonista, onde a sociedade busca a satisfação da própria vontade, através de uma cultura egoísta, onde “o deus deles é o ventre” (Filipenses 3.19).

2- DINHEIRO

A idolatria do dinheiro é a busca contínua por ter mais, na corrida da concorrência capitalista, mas “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (1Timóteo 6.10). No tempo de Cristo havia um deus pagão da riqueza chamado mamon (Lucas 16.13)

3- PODER

O poder humano, pelo crescimento na hierarquia, para ter autoridade sobre pessoas, para ser considerado superior aos outros é uma forma de idolatria do eu. Por isso, a oração do Pai nosso nos ensina a dedicar a Deus “Teu é o reino, o poder e a glória” (Mateus 6.13).

4- FAMA

A busca por glória, tem sido o orgulho do mundo, pela fama e reconhecimento, quanto mais seguidores, likes, comentários e compartilhamentos. Mas essa paranoia não tem fim e nunca satisfaz.

Conclusão

Jeremias 14.22 "Há, porventura, entre os deuses falsos das nações, algum que faça chover? Ou podem os céus dar chuvas? Não és tu, ó Senhor, nosso Deus? Portanto em ti esperaremos; pois tu tens feito todas estas coisas."

A libertação da idolatria deve ser uma busca e decisão que precisamos tomar a cada dia, porque isso ofende a Deus, quando o trocamos por qualquer coisa, “Portanto, meus amados, fujam da idolatria(1Coríntios 10.14).

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Natural de Muriaé MG. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário