RE-TRATA-AÇÃO


Lucas 19.1-10

Introdução: A retratação é um passo muito importante no processo de conversão. Retratar situações do passado que devem ser corrigidas, libera para viver o futuro livre de problemas antigos.

Como se retratar?

Vamos fazer um trocadilho, repartindo a palavra retratação em três partes: RE-TRATA-AÇÃO e entender seu significado:

1- RE – Reconhecer (v.8)

A primeira coisa que devemos fazer é rever o que fizemos, reconhecendo os erros do passado. Como Zaqueu, que sabia ter explorado das pessoas mais pobres, resolveu doar metade dos bens, Seu reconhecimento público de que errou, foi por causa do arrependimento e uma prova de sua conversão.

2- TRATA – Tratar (v.8)

Após reconhecer os erros é preciso tratar com o problema. Zaqueu teve que enfrentar cada um dos que tinha antes cobrado injustamente. Para tratar os erros é preciso ter coragem e pedir a Deus sabedoria para entender o momento e a forma certa de fazer.

3- AÇÃO – Ação

Agir é o passo final, quando de fato resolvemos cumprir o que nos determinamos, devido ao fato de precisar colocar um ponto final e resolver definitivamente o que ficou faltando. Fazer isso é importante porque “a fé sem obras é morta” (Tiago 2.18).

Conclusão

Se você tem alguma coisa que não foi resolvida em sua vida, desde algo emprestado que precisa devolver, até uma conta pra pagar, então comece a se retratar, concertando sua vida, para ser livre de todo embaraço (Hebreus 12.1).

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Natural de Muriaé MG. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário