Vencendo conflitos

Atos 14.1-8

Introdução: Paulo e Barnabé pregavam o evangelho, mas aconteciam divisões entre judeus e gentios (v.2 e 4). Como eles reagiam?

 

1- Pregando o Evangelho: Atos 14.1 e 8

A vida de Paulo e Barnabé era dedicada à pregação do Evangelho e por isso foram para Icônio anunciar a Palavra de Deus (v.1). E quando saíram de lá foram para outro local, Licaônia, com o mesmo propósito de evangelizar (v.8).

Enquanto muitos divulgam más notícias, precisamos ser portadores das Boas Novas do Evangelho (Hebreus 4.2-6).

 

2- Perseverando no Senhor: Atos 14.3

Paulo e Silas perseveraram servindo a Deus naquele local pela fé. Mesmo diante das dificuldades, insistiram no propósito de Deus para suas vidas sem perder o foco.

Quando Deus nos chama para sua obra, não significa que não teremos problemas. Jesus nos enviou e prometeu estar junto conosco em toda situação (Mateus 28.19,20). Por isso precisamos ser perseverantes e fiéis até o fim (Romanos 12.12).

 

3- Evitando o mal: Atos 14.5,6

A conduta de Paulo e Silas foi coerente em todo tempo e quando viram que já tinha chegado o momento certo, resolveram se retirar, sem ter se envolvido com os conflitos que não edificavam as pessoas.

A ética cristã nos ensina a somente abençoar as pessoas em qualquer situação, respeitando os limites do nosso próximo (Mateus 7.12). Mas existem situações que devemos fazer o máximo para evitar o mal para nós mesmos (I Tessalonicenses 5.21,22) e para os outros (Romanos 12.14-21).

 

Conclusão

Alguns conflitos são inevitáveis em nossas vidas, mas podemos fazer a nossa parte, anunciando o Evangelho, perseverando no Senhor e evitando o mal.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário