Tirando as Máscaras

Mateus 7.1-5
Introdução: As máscaras eram usadas nos teatros greco-romanos e os atores eram chamados de hipócritas (ὑποκριτής)*, que tinha o sentido de ‘usar máscara’.


Com as palavras de Jesus aprendemos:


1- Não Julgar

Mateus 7.1,2 “Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois com o critério com que vocês julgarem vocês serão julgados; e com a medida com que vocês tiverem medido vocês também serão medidos.”
Primeiro Jesus nos ensina a não julgar as pessoas, pois o único que pode ser o Juiz é Deus, que sabe de todas as coisas. Além disso Jesus alerta que o castigo para o julgamento é no mesmo peso, sendo julgado também.

2- Examinar-se

Mateus 7.3,4 “Por que você vê o cisco no olho do seu irmão, mas não repara na trave que está no seu próprio? Ou como você dirá a seu irmão: “Deixe que eu tire o cisco do seu olho”, quando você tem uma trave no seu próprio? ”
A segunda lição que Jesus passa é a de se examinar para não correr o risco de ver o erro em outra pessoa e fazer coisa ainda pior. Por isso precisamos examinar a nós mesmos.

3- Não Fingir

Mateus 7.5 “Hipócrita! Tire primeiro a trave do seu olho e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão”
A terceira lição que Jesus ensina é nunca fingir, por isso usa o termo hipócritas, que naquele tempo se referiam aos atores para mostrar que a pessoa que finge está representando algo que não é, como um teatro.

Conclusão
Com o tempo a palavra hipócrita passou a ter o sentido negativo de falsidade. Não podemos usar máscaras para julgar as pessoas, não se examinar e também nunca fingir.
_______________________
STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Página 2441, Verbete 5273.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário