Ads Top

Tirando as Máscaras

Mateus 7.1-5
- Introdução: As máscaras eram usadas nos teatros greco-romanos e os atores eram chamados de hipócritas (ὑποκριτής)*, que tinha o sentido de ‘usar máscara’.
Com as palavras de Jesus aprendemos:

1- Não Julgar

Mateus 7.1,2 “Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois com o critério com que vocês julgarem vocês serão julgados; e com a medida com que vocês tiverem medido vocês também serão medidos.”
Primeiro Jesus nos ensina a não julgar as pessoas, pois o único que pode ser o Juiz é Deus, que sabe de todas as coisas. Além disso Jesus alerta que o castigo para o julgamento é no mesmo peso, sendo julgado também.

2- Examinar-se

Mateus 7.3,4 “Por que você vê o cisco no olho do seu irmão, mas não repara na trave que está no seu próprio? Ou como você dirá a seu irmão: “Deixe que eu tire o cisco do seu olho”, quando você tem uma trave no seu próprio? ”
A segunda lição que Jesus passa é a de se examinar para não correr o risco de ver o erro em outra pessoa e fazer coisa ainda pior. Por isso precisamos examinar a nós mesmos.

3- Não Fingir

Mateus 7.5 “Hipócrita! Tire primeiro a trave do seu olho e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão”
A terceira lição que Jesus ensina é nunca fingir, por isso usa o termo hipócritas, que naquele tempo se referiam aos atores para mostrar que a pessoa que finge está representando algo que não é, como um teatro.
Conclusão: Com o tempo a palavra hipócrita passou a ter o sentido negativo de falsidade. Não podemos usar máscaras para julgar as pessoas, não se examinar e também nunca fingir.
© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

*STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Página 2441, Verbete 5273.
Citações Bíblicas: NAA – Nova Almeida Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Nenhum comentário:

Faça um comentário, mas só podemos publicar se a pessoa se identificar.

Tecnologia do Blogger.