A origem do Medo

Gênesis 3.1-10

Introdução: A primeira vez que o medo é citado na Bíblia é quando o homem e a mulher pecaram (Gênesis 3.10). Ali conheceram alguns tipos de medos:

1- O medo natural

Gênesis 3.8 “Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim”

A cada entardecer, quando o dia escurecia, Deus se encontrava com o ser humano para o abençoar, de forma que não tivesse medo da noite, garantindo que não estavam sozinhos.
O medo natural é de coisas normais como de escuro, de altura, de água ou qualquer outro perigo, como instinto natural de defesa. A voz de Deus vem para nos fortalecer e não deixar que sejamos dominados pelo medo.

2- O medo referencial

Gênesis 3.10 “Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi”

A mulher e o homem descobriram que estavam nus e tiveram medo um do outro e de Deus.
O medo referencial é o respeito pelas autoridades e o temor a Deus, aos valores morais e à consciência.

3- O medo espiritual

Gênesis 3.4 “Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.

A serpente enganou a mulher usando perguntas, que foram dúvidas lançadas ao seu coração contra a Palavra de Deus (Gênesis 3.1-5).
Uma estratégia do diabo é amedrontar as pessoas, colocar dúvidas e tirar sua fé. O medo espiritual é um problema que tem afetado muitas pessoas com assombros e coisas que não conseguem entender.

Conclusão

Deus nos ajuda a vencer tanto o medo natural, como o medo referencial e o medo espiritual. Não temas!

quadro origem do medo

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 45 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Oferte abençoando este ministério: PIX CNPJ: 39291393000175

 e-book cem esboços de pregações