Entre a razão e a emoção

COMPARTILHE esta Pregação:

Comente

“É razoável essa tua ira?” Jonas 4.4 e 9
- Introdução: Jonas nos traz um exemplo de escolha entre a razão e a emoção, pois foi tomado de ira. Deus perguntou a Jonas duas vezes se a sua ira teria razão, ou um motivo. Dois cuidados que precisamos ter quando estamos entre a razão e a emoção:

1- Cuidado com as ações: Jonas 4.1-5

Jonas havia recusado o envio de Deus para pregar na cidade de Nínive e movido por suas emoções foi na direção contrária (Jonas 1.3). Aconteceu uma tempestade e Jonas dormia no barco (Jonas 1.5). Quando descobriram que Jonas trazia a ira de Deus sobre o barco, resolveram lançar ele no mar (Jonas 1.7-16). Deus mandou um grande peixe engolir Jonas (Jonas 1.17), que após orar ao Senhor foi vomitado pelo peixe na praia (Jonas 2.1-10).
Após sua desobediência Jonas pregou em Nínive e o povo se converteu (Jonas 3.1-10). Mas isso desagradou Jonas, que achava que o povo de Nínive devia ser condenado (Jonas 4.1,2). Ficou do alto de um monte olhando a cidade para ver se seria destruída (Jonas 4.5).
Jonas desobedeceu a Deus e julgou as pessoas. Essas ações foram negativas. Por isso Deus perguntou pela primeira vez se a sua ira era razoável (Jonas 4.4).

2- Cuidado com as palavras: Jonas 4.6-11

Após ver que Deus perdoou o povo de Nínive e não destruiu a cidade, Jonas ficou aborrecido (Jonas 4.1-3). Deus fez um teste com ele ao fazer crescer uma planta para dar sombra a Jonas e depois mandar um verme para matar a planta, o que fez Jonas ficar irado mais uma vez (Jonas 4.6-8).
Jonas pediu a Deus para morrer duas vezes (Jonas 4.3 e 8). Suas palavras foram inconsequentes baseadas em sentimentos ruins. Por isso Deus lhe perguntou pela segunda vez qual seria a razão de sua ira (Jonas 4.9).

-Conclusão:

Jonas 4.11 “não hei de eu ter compaixão... ?”
Deus falou com Jonas que assim como ele teve pena da planta que secou, também deveria ter pena das pessoas da cidade. O livro de Jonas termina com esta pergunta de Deus e não conta como continua a história de Jonas. Essa pergunta de Deus fica para cada um de nós.


© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pr. Welfany Nolasco Publicado por: Pr. Welfany Nolasco

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga: Google+.

0 COMENTE!:

Autor:

Minha foto
Pastor Metodista, nascido em 13 de junho de 1979 em Muriaé/MG, casado com Ássima Clemente Rodrigues e pai do Heitor.

Livro:

Livro

Esboços por email

© 2016 Esboços de Pregações. Designed by Bloggertheme9
Powered by Blogger.