Entre a paz e a razão

1Samuel 25
Introdução: Abigail foi um exemplo de mulher pacificadora. Seu esposo Nabal era o oposto dela.

Como optar pela paz e não pela razão?


1- Criatividade: 1Samuel 25.18

A reação de Abigail foi proativa, pensou em algo de bom e surpreendeu o rei Davi. Preparou um banquete de coisas saborosas para ganhar o favor do rei.
Em situações tensas, não podemos ficar cheios de razão ou pensando quem foi o culpado, mas ser criativo e agir de forma positiva para surpreender as pessoas.

2- Humildade: 1Samuel 25.23

Abigail se prostrou diante do rei Davi como deveria fazer um súdito qualquer. Seu esposo Nabal tratou mal o rei (1Samuel 25.14), mas ela foi humilde sabendo que sua casa estaria condenada.
Existem situações em que precisamos deixar nossa razão de pensar estar certo para ver o tamanho de nosso inimigo. Então devemos nos humilhar reconhecendo que somos pequenos. Deus exalta quem se humilha (Lucas 14.11).

3- Paciência: 1Samuel 25.36

Quando Abigail chegou em casa viu seu marido festejando como se nada tivesse acontecido, sem perceber todo mal que havia feito. Ela optou por ficar em silêncio porque sabia que não adiantava falar.
Discussões são inúteis nestes momentos tensos da vida. É preciso saber quando é o tempo de estar calado ou de falar (Eclesiastes 3.7) e esperar orando ao Senhor (Lamentações 3.26 e 29).

Conclusão: 1Samuel 25.35

Davi disse a Abigail para voltar em paz para sua casa. Esta paz foi o resultado do que Abigail fez para defender sua família.
Entre ter razão e estar em paz, escolha pela paz porque a razão vem com o tempo (Mateus 5.9), pois o grande Juiz vê todas as coisas.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário