A Ética Cristã

Mateus 18.15 17
Introdução: Jesus nos ensina como resolver os problemas de relacionamento com as pessoas. Devemos proceder:


1º Converse Pessoalmente

Mateus 18.15 “Se teu irmão pecar [contra ti], vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.”

A primeira coisa que Jesus manda fazer é procurar a pessoa sozinha e conversar. Muitos problemas podem ser resolvidos com uma boa conversa.

2º Procure Testemunhas

Mateus 18.16 “Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça.”

Se uma conversa não resolver é preciso procurar pessoas para testemunhar. Neste segundo momento você não vai sozinho. Estas testemunhas devem ser pessoas confiáveis e imparciais.

3º Comunique a Liderança

Mateus 18.17 “E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.”

Se nem a conversa ou as testemunhas ajudarem, então deve-se procurar a liderança. A palavra igreja é sinônimo de assembleia que era onde se resolviam as questões da comunidade. A liderança então pode dar o parecer a respeito da questão.

Conclusão

Muitas confusões acontecem no processo inverso: primeiro as pessoas levam a público, depois procuram testemunhas e por último falam diretamente com a pessoa envolvida. Mas a forma que Jesus nos ensinou deve ser primeiro pessoalmente, depois com ajuda de conselheiros e por último de forma pública. Jesus tratava os gentios e publicamos com amor (Mateus 9.10,11), por isso nos mandou considerar a pessoa assim. Siga o exemplo de Jesus!
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário