A dureza do Coração

Jeremias 3.17
Introdução: O profeta Jeremias dizia que o povo tinha um coração duro. O que é isso? 

Características do coração endurecido:

1- MALDADE: Jeremias 11.8

A maldade deste mundo faz com que o coração endureça. A malícia é como um veneno que faz o coração ressecar e não sentir amor pelo próximo.

2- INSENSIBILIDADE: Jeremias 13.10

A dureza do coração impede de ouvir a Palavra de Deus e de sentir amor (Atos 28.27). Quando nos arrependemos e cremos, passamos a ser sensíveis à presença de Deus (Mateus 13.15).

3- IGNORÂNCIA: Jeremias 16.12

Precisamos pegar os bons exemplos de nossos antepassados e das pessoas ao nosso redor. Não podemos repetir os mesmos erros do passado. Fazer isso é ser ignorante e ter um coração duro (Romanos 2.5).

4- ARROGÂNCIA: Jeremias 18.12

A pessoa de coração duro acha que sabe tudo e não quer mudar. O orgulho dentro de si faz com que não aceite ser corrigido. A soberba não permite que reconheça seus erros.

5- TEIMOSIA: Jeremias 23.17

A falta de temor de Deus endurece o coração da pessoa que insiste no seu erro e não aceita mudar. Por pior que seja a situação não percebe que precisa mudar (Zacarias 7.12).

Conclusão 

Peça ao Senhor que limpe o seu coração e tire toda dureza que te impede de ouvir (Hebreus 4.7) e entender as maravilhas de Deus (Marcos 6.52).

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário