DÍZIMO: a medida da fidelidade

Malaquias 3.10
Introdução: Ao ser dizimistas experimentamos a fidelidade de Deus e provamos em nossa fé. O Dízimo mede:

1- Nossa medida para com Deus

“Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa”.

A palavra dízimo significa ‘dez por cento’ ou ‘décima parte’. Ser dizimista é abrir mão de um em cada dez que recebemos. Esta é a medida que Deus pediu, somente 10%, mesmo sendo o Senhor e dono de tudo.
A nossa medida para com Deus é muito pequena se comparada com tudo o que Deus faz por nós.

2- A medida de Deus para conosco

“e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida”.

Depois de dar a medida do dízimo, o Senhor diz que nos dará sua “bênção sem medida”. Então não podemos mensurar tudo o que Deus tem para nós (I Coríntios 2.9), pois Deus faz infinitamente mais do que pedimos ou pensamos (Efésios 3.20).
A parte de Deus neste ‘acordo’ de fidelidade é que o Senhor nos sustenta em tudo o que precisamos (Mateus 6.25 e 28). A decisão de entregar o dízimo nos desafia a confiar que nada nos faltará (Salmos 23.1) e que Deus nos suprirá todas as nossas necessidades (Filipenses 4.19).


Conclusão

“se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” (II Timóteo 2.13).

Muitas pessoas acham difícil ser dizimista, mas a parte mais difícil Deus já fez por nós. Seja fiel a Deus e prove a bondade do Senhor para contigo (Salmos 34.8).
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

9 Comentários

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

  1. Graça e paz irmão ! Gosto muito de suas mensagens porém sobre esta mensagem em especial, o irmão está equivocado, pois o livro de Malaquias não foi escrito para nós é sim para o povo de Israel, e o dízimo em Malaquias 3 é para os sacerdotes levitas, que são os únicos que tinham autorização de Deus para recolher dízimos e por sinal não é dinheiro, mas a décima parte das plantações e de tudo que havia no campo,este livro de Malaquias em especial o capítulo 3 é usado por muitos pastores para tirar dinheiro do povo, a maldição citada era que não choveria sobre as plantações e o devorador não é o diabo, mas os gafanhotos. Ok sei que o senhor é um homem de Deus então meu amado reveja seus conceitos. Graça e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eta Sr Anízio.acho que o Sr está precisando com urgência de um cursinho.se vc por um acaso for cristão eu te pergunto o seguinte:quem é que paga a conta da luz que vc usufrui em tua igreja..gosta de sentar em cadeiras confortáveis,de beber um água geladinha mas quer ficar nas custas dos outros..toma vergonha nessa tua cara rapaz e vai aprender a abençoar a tua vida pois quando dizimamos estamos abençoando a nossa vida...as despesas da tua igreja alguém tem que pagar esse dinheiro não cai do céu não...É melhor ver isso q vc escreveu do que ser cego.

      Excluir
  2. Eu sou sacerdote, o sr.anisio também é um sacerdote, portanto está palavra em Malaquias é para nós, leia em Pedro 2:9

    Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz.

    ResponderExcluir
  3. Amém Irmãos! Discussão também não leva a ou b para o céu , mais a biblia é bem clara quando diz : quem conhece a verdade jamais se engana. Fiquem na pa do senhor.

    ResponderExcluir
  4. Muitas pessoas acham difícil ser dizimista, mas a parte mais difícil Deus já fez por nós. Seja fiel a Deus e prove a bondade do Senhor para contigo (Salmos 34.8).

    ResponderExcluir
  5. É verdade ser dizimista e ser fiel a Deus. Sem Deus nois não somos nada.

    ResponderExcluir
  6. IRMÃO ANISO , QUEM PAGA AS CONTAS DA IGREJA E O SUSTENTO DO PASTOR QUE DA SUA VIDA EM PROL DO REINO DE DEUS , SERÁ QUE SÃO OS POLÍTICOS ? SAIBA QUE SE NAO FOSSE OS DIZIMISTAS , NÃO HAVERIA IGREJA FUNCIONANDO E ABENÇOANDO AS PESSOAS

    ResponderExcluir
  7. O dízimo e as ofertas são biblicos. Não está só na lei,mas tbm na graça nos evangelhos para não ter desculpas. Mateus 23.23 leia com atenção que é muito claro o que jesus estava ensinando os escribas e fariseus. A biblia diz que nada podemos contra a verdade se não em favor delas 2 CORÍNTIOS 13.8 ficam na paz do senhor Jesus

    ResponderExcluir
  8. A paz do senhor amados. A obra do senhor o evangelismo precisa de nos ofertamos e dizimarmos conforme a bíblia nós ensina. Toda obra tem dispensa água luz aluguel material de trabalho. A igreja não vive só do espiritual não mais também do material.e noia que cooperamamoa com os dizimoa e ofertas. Agora se tem gebte que dá mal uso do que e do senhor.saiba de uma coisa .vai prestar conta com Deua.

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário