O SANTO E O PROFANO

Ageu 2.13,14
Introdução: O profeta Ageu alerta o povo para a necessidade buscar mais santificação. 

Qual a diferença entre o santo e o profano?


1- O que é PROFANO? 

v.13 “Então, perguntou Ageu: Se alguém que se tinha tornado impuro pelo contato com um corpo morto tocar nalguma destas coisas, ficará ela imunda? Responderam os sacerdotes: Ficará imunda”.
O profeta alerta o povo que estava planejando reconstruir o templo, mas pouco preocupados com sua situação espiritual. Por isso, o profeta Ageu faz a comparação, dizendo que se alguém tocar em uma coisa santa não se torna santo por isso, mas se tiver contato com algo imundo ficará contaminado.
Do mesmo modo, o exemplo da questão da saúde. Se você conviver com alguém que tem saúde, nem por isso ficará saudável. Mas se tiver contato com alguém doente pode ser infectado.

2- O que é SANTO? 

v.14 “Então, prosseguiu Ageu: Assim é este povo, e assim esta nação perante mim, diz o SENHOR; assim é toda a obra das suas mãos, e o que ali oferecem: tudo é imundo”.
O conceito Bíblico de ‘santo’ é ‘separado’. Portanto, ser santo é ser separado PARA Deus. Isso significa uma dedicação intensa ao Senhor crescente a cada dia mais.
Nossa vida espiritual é semelhante. Precisamos cuidar de nossa saúde espiritual. A doença do pecado, mata! E todos somos pecadores sujeitos à morte. Contudo, em Cristo somos lavados e curados. Desde então precisamos nos preservar para não contaminar o “Templo do Espírito Santo” (I Coríntios 3.16).

Conclusão

A lição principal do texto é: antes de erguer o templo ou fazer qualquer coisa devemos nos consagrar a Deus.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

1 Comentários

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

  1. simplesmente maravilhoso .. amei tanto que estarei pregando hoje....valeu pastor..

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário