Ads Top

O SANTO E O PROFANO

Ageu 2.13,14
Introdução: O profeta Ageu alerta o povo para a necessidade buscar mais santificação. 

Qual a diferença entre o santo e o profano?


1- O que é PROFANO? 

v.13 “Então, perguntou Ageu: Se alguém que se tinha tornado impuro pelo contato com um corpo morto tocar nalguma destas coisas, ficará ela imunda? Responderam os sacerdotes: Ficará imunda”.
O profeta alerta o povo que estava planejando reconstruir o templo, mas pouco preocupados com sua situação espiritual. Por isso, o profeta Ageu faz a comparação, dizendo que se alguém tocar em uma coisa santa não se torna santo por isso, mas se tiver contato com algo imundo ficará contaminado.
Do mesmo modo, o exemplo da questão da saúde. Se você conviver com alguém que tem saúde, nem por isso ficará saudável. Mas se tiver contato com alguém doente pode ser infectado.

2- O que é SANTO? 

v.14 “Então, prosseguiu Ageu: Assim é este povo, e assim esta nação perante mim, diz o SENHOR; assim é toda a obra das suas mãos, e o que ali oferecem: tudo é imundo”.
O conceito Bíblico de ‘santo’ é ‘separado’. Portanto, ser santo é ser separado PARA Deus. Isso significa uma dedicação intensa ao Senhor crescente a cada dia mais.
Nossa vida espiritual é semelhante. Precisamos cuidar de nossa saúde espiritual. A doença do pecado, mata! E todos somos pecadores sujeitos à morte. Contudo, em Cristo somos lavados e curados. Desde então precisamos nos preservar para não contaminar o “Templo do Espírito Santo” (I Coríntios 3.16).

Conclusão

A lição principal do texto é: antes de erguer o templo ou fazer qualquer coisa devemos nos consagrar a Deus.

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Um comentário:

  1. simplesmente maravilhoso .. amei tanto que estarei pregando hoje....valeu pastor..

    ResponderExcluir

Faça um comentário, mas só podemos publicar se a pessoa se identificar.

Tecnologia do Blogger.