CORAÇÃO QUE TRAMA PROJETOS INÍQUOS

Provérbios 6.18
Introdução: A quarta coisa que entristece a Deus é o coração que trama projetos iníquos.


1- O Coração é ENGANOSO

Às vezes pensamos que estamos fazendo a coisa certa e na verdade estamos errados, porque “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17.9).
Deus conhece o nosso coração e antes mesmo de pecarmos já se entristece por nossos erros. Jesus avisou a Pedro que ele pecaria e se entristeceu por seu erro (Lucas 22.36).

2- O Coração é PECADOR

Jesus disse: “Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem” (Marcos 7.21-23).
Deus nos dá um “novo coração” (Ezequiel 11.19) que ama e obedece a sua Palavra para buscar ao Senhor ”de todo o coração” (Jeremias 29.13).

3- O Coração é TENTADO

A tentação começa dentro de nosso coração porque “cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (Tiago 1.14.15). Por isso devemos orar como Jesus ensinou “não nos deixes cair em tentação” (Mateus 6.13).

Conclusão
Salmos 139.23 “sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos”.

A primeira coisa que aborrece a Deus são olhos altivos, a segunda língua mentirosa, a terceira mãos que derramam sangue inocente e a quarta revela o meio, o centro de todas as nossas fraquezas que é o coração.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário