O SANTO E O PROFANO

COMPARTILHE esta Pregação:

1 comentário

Ageu 2.13,14
- Introdução: O profeta Ageu alerta o povo para a necessidade buscar mais santificação. Qual a diferença entre o santo e o profano?

1- O que é PROFANO: v.13 “Então, perguntou Ageu: Se alguém que se tinha tornado impuro pelo contato com um corpo morto tocar nalguma destas coisas, ficará ela imunda? Responderam os sacerdotes: Ficará imunda”.
O profeta alerta o povo que estava planejando reconstruir o templo, mas pouco preocupados com sua situação espiritual. Por isso, o profeta Ageu faz a comparação, dizendo que se alguém tocar em uma coisa santa não se torna santo por isso, mas se tiver contato com algo imundo ficará contaminado.
Do mesmo modo, o exemplo da questão da saúde. Se você conviver com alguém que tem saúde, nem por isso ficará saudável. Mas se tiver contato com alguém doente pode ser infectado.

2- O que é SANTO: v.14 “Então, prosseguiu Ageu: Assim é este povo, e assim esta nação perante mim, diz o SENHOR; assim é toda a obra das suas mãos, e o que ali oferecem: tudo é imundo”.
O conceito Bíblico de ‘santo’ é ‘separado’. Portanto, ser santo é ser separado PARA Deus. Isso significa uma dedicação intensa ao Senhor crescente a cada dia mais.
Nossa vida espiritual é semelhante. Precisamos cuidar de nossa saúde espiritual. A doença do pecado, mata! E todos somos pecadores sujeitos à morte. Contudo, em Cristo somos lavados e curados. Desde então precisamos nos preservar para não contaminar o “Templo do Espírito Santo” (I Coríntios 3.16).

-Conclusão:
A lição principal do texto é: antes de erguer o templo ou fazer qualquer coisa devemos nos consagrar a Deus.

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues. Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP.
Siga: Google+.

Um comentário:

  1. simplesmente maravilhoso .. amei tanto que estarei pregando hoje....valeu pastor..

    ResponderExcluir

Livro:

Livro

Esboços por email

Autor:

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.

Seguidores:

© 2016 Esboços de Pregações. Designed by Bloggertheme9
Powered by Blogger.