Tempo de Pentecostes: ontem e hoje

pomba em chamas do Espírito Santo

“Recebereis poder ao descer sobre vocês o Espírito Santo e serão minhas testemunhas... até os confins da terra” (Atos 1.8)

Introdução: O Pentecostes não é apenas uma festa comum, mas uma data que precisa ser compreendida e celebrada.

O que é o pentecostes?

1- Pentecostes no Antigo Testamento

No tempo bíblico, Pentecostes era uma festa judaica celebrada cinquenta dias após a Páscoa (Levítico 23.15,16). Originalmente, era uma festa agrícola para agradecer a Deus pela colheita do trigo. Também agradeciam pela entrega das tábuas da lei a Moisés, a Torah.

2- Pentecostes no Novo Testamento

O Novo Testamento, relata que no dia de Pentecostes, depois da ascensão de Jesus ao céu, os discípulos estavam reunidos em Jerusalém quando o Espírito Santo desceu sobre eles em forma de línguas de fogo (Atos 2.1-4). Eles foram cheios do Espírito e começaram a falar em outras línguas, capacitados para proclamar o evangelho com poder e autoridade. Esse evento é considerado o nascimento da igreja cristã e marca o início da missão dos discípulos de espalhar o evangelho por todo o mundo (Atos 1.8).

3- Pentecostes hoje

O Pentecostes continua sendo a ação do Espírito Santo na vida dos crentes e renovação da fé, através do poder espiritual. Muitas igrejas realizam cultos especiais, enfatizando a presença e o poder do Espírito Santo na vida dos crentes (João 14.16-17). Também é uma oportunidade para refletir sobre a importância da missão cristã e o chamado para levar o evangelho a todas as pessoas. Além disso, o Pentecostes também é visto como um símbolo da unidade da igreja (1Coríntios 12.4-11).

Conclusão

O Pentecostes acontece toda vez que buscamos a presença de Deus em unidade com os irmãos da fé, manifestando seu amor.

Busque o poder do Espírito Santo! 

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Natural de Muriaé MG. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário