Vença o Gigante

1Samuel 17.45

Introdução: A história de Davi derrubando o gigante com uma pedra traz grandes exemplos para nossas vidas. Gigantes são coisas maiores que nós que nos desafiam.


Como derrubar um gigante?

Vamos refletir como Davi enfrentou o gigante comparando as ferramentas que usou (cajado, funda e pedras) com valores de sua vida.


1- PREPARAÇÃO - Cajado

Davi era menor que seus irmãos (I Samuel 17.12-14), mas sempre foi desafiado por coisas grandes, como lobos, ursos e leões que atacavam o rebanho de seu pai (I Samuel 17.34-36). Quando o rei Saul lhe ofereceu a armadura ele recusou porque não precisava daquilo, mas já estava treinado a jogar pedras com estilingue (I Samuel 17.38-40). Toda sua trajetória foi em preparação para vencer grandes desafios.


2- CORAGEM - Funda

A coragem de Davi e sua determinação em enfrentar o gigante era impressionante. Mesmo com a oposição dos seus irmãos ele insistiu em descobrir o que estava acontecendo (I Samuel 17.26-30). Teve coragem de se apresentar ao rei (I Samuel 17.32,33). Também teve coragem para derrotar o leão e o urso, além de ir ao encontro de Golias sem espada (I Samuel 17.50), que usava a estratégia de amedrontar com palavras de insulto (I Samuel 17.42-44). A raiva de Davi ao ouvir o gigante, se transformou em coragem e não em medo.


3- FÉ - pedras

Por fim, a maior arma de Davi foi declarada em suas palavras para o gigante, de que iria enfrenta-lo com o poder da fé no nome do Senhor (I Samuel 17.45). A fé também nos prepara e nos dá coragem para vencer. Sem fé não conseguimos avançar, nem ser abençoados (Hebreus 11.6). Davi era um homem de fé, que se colocava inteiramente na dependência do Senhor.


Conclusão

Para vencer os gigantes é preciso sempre estar em preparação, porque não sabemos quando seremos surpreendidos por algo maior do que nós, então devemos nos alimentar de coragem e não temer, mas acima de tudo ter fé de que com o Senhor teremos a vitória.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 45 anos. Natural de Muriaé MG. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário