Vença a Culpa

homem apontando o dedo

Provérbios 16.6 “Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa; e pelo temor do Senhor se evita o mal.”

Introdução: A culpa se torna um grande peso na vida de uma pessoa e por isso precisa ser tratada e curada.

O texto acima apresenta três passos para vencer a culpa:

 

1- Misericórdia

A misericórdia de Deus é sem limites e mesmo quando erramos podemos nos arrepender, confessar e receber o perdão (Provérbios 28.13). Por isso havia uma oferta especial pela culpa no sacrifício (Levítico 7 e 14).

Caim foi um exemplo de pessoa que não teve misericórdia de seu irmão e não quis se arrepender (Gênesis 4.7-10). Já Davi confessou o seu pecado e recebeu perdão (Salmos 51.1-10).

 

2- Verdade

A verdade é essencial para vencer a culpa porque o que está escondido não pode ser tratado, mas a verdade liberta (João 8.32). A restituição do erro ou tentativa de correção é muito importante (Números 5.7).

Judas enganou Jesus e o traiu por isso a culpa se tornou em um peso de remorso (Mateus 27.3). Quando Davi se arrependeu de seus erros enfrentou a vergonha assumindo as consequências (2 Samuel 12.16-23).

 

3- Temor do Senhor

Além da misericórdia e da verdade, o temor do Senhor é o maior remédio para curar a culpa porque quando tememos a Deus não há o que se culpar.

O perdão de Deus é incondicional, basta se arrepender de nossos erros. Davi assumiu a culpa de seus erros e com muito temor se confessou, recebendo o perdão do Senhor (Salmos 51.11-19).

 

Conclusão

Vença a culpa buscando a misericórdia de Deus, a verdade e sempre temendo ao Senhor.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário