Perdão e Restituição

dois dedos com desenho de abraço


Lucas 19.1-10

Introdução: O encontro de Zaqueu com Jesus é um exemplo de perdão e restituição. Você sabe perdoar? Está disposto a restituir?

 

1- PERDÃO: v.8

Quando falamos de perdão, inconscientemente pensamos em quem nos ofendeu, achando que o mesmo precisa nos pedir perdão. Mas muitas vezes nós precisamos reconhecer e também pedir perdão.

Zaqueu reconheceu e confessou seus erros para Jesus (v.8). O perdão é um dos grandes desafios e a maior prova de ser um verdadeiro cristão. Jesus perdoou Zaqueu de seus pecados (v.9).

 

2- RESTITUIÇÃO: v.8

A restituição é reparar o erro cometido. Em muitos casos isso é possível, mas às vezes não tem jeito, bastando tão somente o sincero arrependimento e confiando na justiça de Deus, que nos retribui por sua misericórdia.

Zaqueu se propôs a devolver para as pessoas o que havia tomado e ainda acrescentar quatro vezes mais (v.8). O verdadeiro arrependimento se propõe a reparar os erros cometidos.

 

Conclusão

Uma coisa é o perdão e outra a restituição, mas ambos se completam. Mesmo que a pessoa não se arrepender ou restituir precisamos perdoar e confiar na justiça e misericórdia de Deus.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário