Ads Top

E a Mãe do Filho Pródigo?


Lucas 15.22,23
- Introdução: Certamente havia uma mulher e mãe na história do Filho Pródigo, mas o texto se concentra na figura do pai, trazendo uma importante lição. Alguns indícios no texto apontam para coisas que uma mulher faria:

1- As Vestes

Lucas 15.22 “...Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o...”
A mulher no tempo bíblico exercia funções administrativas do lar, preparando alimento e vestes. Grande maioria das mulheres teciam as roupas da família e “busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos (Provérbios 31.13).
Provavelmente foi a mãe do Filho Pródigo que confeccionou, guardou e vestiu a nova roupa em seu filho, que esperava ansiosamente.

2- Os Acessórios

Lucas 15.22 “...ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés
As mulheres gostam de detalhes como calçados e joias, por isso o anel e as sandálias que foram dadas ao Filho Pródigo certamente foram preparados e guardados por sua mãe, que preservou seus pertences e tinha o calçado na medida certa para seu filho.

3- A Festa

Lucas 15.23 “trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos”
A cozinha da casa também era gerenciada pela matriarca da família, que sabia preparar o melhor para seu lar. Quando o pai mandou fazer a festa, a mãe tinha tudo pronto para se alegrar com seu filho que retornou para casa. Toda mãe sabe o que o filho gosta de comer e sempre que pode prepara para lhe agradar. Aquele dia o Filho pródigo matou a saudade da família e da comida de sua mãe que tanto amava.

Conclusão

Embora o texto não mostre  claramente a presença da mãe, estes indícios revelam que havia uma mulher na família, exercendo o papel da maternidade, que além de abraçar o filho perdido, também o vestiu, o honrou com jóias e calçados, além de fazer uma festa com o que tinha de melhor para se alegrar por sua vida. 
Aquela mãe tinha tudo pronto para receber seu filho, assim como toda mãe está sempre preparada para acolher seus filhos.

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Nenhum comentário:

Faça um comentário, mas só podemos publicar se a pessoa se identificar.

Tecnologia do Blogger.