O Deus Vingador

Romanos 12.19
Introdução: Uma das definições mais complexas sobre Deus é a de Vingador. Mas o que significa isso? O que Deus vinga? O sentido da palavra tem o significado de correção.




1- Deus corrige a injustiça

Naum 1.2 “O SENHOR é Deus zeloso e vingador, o SENHOR é vingador e cheio de ira; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos”

A primeira vez que Deus é chamado de Vingador é quando o profeta Naum profete uma sentença contra a cidade de Nínive, capital do império assírio, que anteriormente havia recebido a mensagem por meio de Jonas e se arrependeram (Jonas 3.1-10), por isso Deus os livro, mas passados muitos anos, sua maldade havida aumentado. Os assírios eram cruéis e injustos em suas guerras ferindo inocentes.
O Deus Vingador corrige toda injustiça.

2- Deus corrige a imoralidade

I Tessalonicenses 4.3-6 “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador”

A segunda vez que Deus é chamado de Vingador está no Novo Testamento, quando Paulo escreve aos tessalonicenses os princípios morais do cristianismo. A palavra de Paulo é severa ao declarar que quando alguém desrespeita o seu próximo de forma imoral, Deus é o Vingador que vai corrigir este tipo de erro.

Conclusão
Esta lição nos ensina que não precisamos retribuir o mal com nossas mãos (Romanos 12.21), mas confiar na justiça de Deus (Hebreus 10.20,31). Na verdade Deus é bom, mas também é justo (Romanos 11.22).

_____________________
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

1 Comentários

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário