A Verdadeira Religião

Tiago 1.26,27
Introdução: O mundo é marcado pela religiosidade. Religião significa aquilo que nos liga a Deus. Mas qual é a verdadeira religião?


1- Guardar a língua

Tiago 1.26 “Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã”

Uma marca da verdadeira religiosidade é a pessoa saber o tempo de falar e de calar (Eclesiastes 3.7). Se a pessoa fala uma coisa na igreja e outra quando não está lá se torna incoerente. Precisamos cuidar muito do que falarmos porque “a boca fala do que o coração está cheio” (Lucas 6.45).

2- Cuidar dos necessitados

Tiago 1.27ª “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações...”

Outra marca da verdadeira religiosidade é o cuidado com pessoas necessitadas. Não adianta fazer muitos eventos e programações religiosas sem cuidar daqueles que precisam de apoio e atenção. Existem muitas pessoas que não estão na igreja e precisamos ir até elas para demonstrar o amor de Cristo. A verdadeira religião não é para si mesmo e sim direcionada ao próximo.

3- Buscar santidade

Tiago 1.27b “...e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo”

A busca por uma mudança de vida é outra marca da verdadeira religiosidade. Ao invés de apenas fazer muitas coisas ‘para Deus’ precisamos buscar estar na presença do Senhor. Esta busca pessoal é incessante e indispensável para viver na presença de Deus (Hebreus 12.14).

Conclusão

No meio de tantos tipos de religiões que existem no mundo precisamos descobrir como podemos viver esta verdadeira religiosidade, guardando a língua de todo mal, cuidando dos necessitados e buscando santidade em Cristo.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário