Ads Top

O que é ser discípulo?

João 13.35
- Introdução: A palavra discípulo significa aprendiz e seguidor. Ser discípulo é aprender com Jesus e seguir o seu exemplo.
Neste versículo podemos aprender duas características do discipulado cristão:

1- Ser semelhante a Jesus:

João 13.35ª “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos”.
A primeira parte do versículo é uma afirmação. Jesus diz que deseja que as pessoas nos conheçam por sermos semelhantes ao nosso Mestre. As pessoas devem olhar para nós e perceber que estamos parecidos com Jesus (Atos 11.26).
A respeito disso, precisamos fazer duas perguntas para nós mesmos:
a)    O que está diferente de Jesus em mim?
b)    O que posso fazer para ser mais parecido com Jesus?
O Senhor Jesus é o nosso modelo e precisamos seguir seus exemplos.

2- Fazer a vontade de Deus:

João 13.35 “se tiverdes amor uns aos outros”.
A segunda parte do versículo é uma condicional. Jesus coloca uma condição para que sejamos semelhantes a Ele e para que sermos conhecidos como seus discípulos. No caso este ‘se’ nos mostra que não temos outra saída, mas precisamos amar as pessoas. A vontade de Deus é o amor!
Uma pergunta que devemos fazer sempre diante das situações de nossa vida é: “o que Jesus faria em meu lugar?”. A resposta a esta questão nos mostra a direção que devemos seguir (I João 2.6). Muitos amigos dizem: ‘se eu fosse você faria isso ou aquilo...’, mas na hora do aperto você fica sozinho. Jesus é o único que veio e morreu em nosso lugar.

-Conclusão: No mundo das mídias sociais todos querem ser conhecidos e seguem as celebridades. Mas na vida cristã precisamos seguir a Jesus e ser reconhecidos como seus discípulos.

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

2 comentários:

  1. Esses esboços tem de ter mais material... mas.. ajuda muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes esboços são simplificados propositalmente, para ser usados em pequenas mensagens de rádio, numa célula ou devocional.
      Se precisar de sermões mais completos veja em nosso site principal:
      https://www.esbocosermao.com/

      Excluir

Tecnologia do Blogger.