A Ética da Esperança

Isaías 42.3
Introdução: Isaías profetiza sobre o comportamento do Messias e seus valores. Jesus praticou a Ética da Esperança em todas as suas ações e palavras.


Como é a ética da Esperança?


1- Procura não piorar as coisas

“Não pisará a cana quebrada...”

Primeiro Isaías usa o exemplo de uma cana quebrada que alguém pisa em cima tornando seu estado pior ainda. O Messias não humilha as pessoas que já sofrem, fazendo-os ficarem pior ainda do que já estavam.
A Ética da Esperança, em primeiro lugar tenta amenizar o sofrimento da pessoa. Se a situação não é boa, pelo menos alivie um pouco.

2- Procura melhorar a situação

“... não apagará a torcida que fumega...”

Depois Isaías usa o exemplo de uma chama de fogo que está quase apagando e alguém sopra terminando de apagar. O Messias procura ajudar acender a chama fortalecendo a pessoa que está desanimada.
A Ética da Esperança tenta melhorar a situação o quanto for possível. Talvez uma simples palavra pode derrubar uma pessoa ou então levantar, por isso precisamos procurar fortalecer para suportar as dificuldades.

Conclusão

“... em verdade promulgará o direito”.

O Messias veio para anunciar a verdade e pronunciar o direito das pessoas. Através da Ética da Esperança devemos “falar a verdade em amor” (Efésios 4.15). Mas acima de tudo promulgar o direito das pessoas em receber bênçãos conquistadas por Jesus trazendo esperança ao coração.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 45 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Oferte abençoando este ministério: PIX CNPJ: 39291393000175

 e-book cem esboços de pregações