Ads Top

A Ética da Esperança

Isaías 42.3
- Introdução: Isaías profetiza sobre o comportamento do Messias e seus valores.  Jesus praticou a Ética da Esperança:



1- Procura não piorar as coisas:

“Não pisará a cana quebrada...”
Primeiro Isaías usa o exemplo de uma cana quebrada que alguém pisa em cima tornando seu estado pior ainda. O Messias não humilha as pessoas que já sofrem, fazendo-os ficarem pior ainda do que já estavam.
A Ética da Esperança, em primeiro lugar tenta amenizar o sofrimento da pessoa. Se a situação não é boa, pelo menos alivie um pouco.

2- Procura melhorar a situação:

“... não apagará a torcida que fumega...”
Depois Isaías usa o exemplo de uma chama de fogo que está quase apagando e alguém sopra terminando de apagar. O Messias procura ajudar acender a chama fortalecendo a pessoa que está desanimada.
A Ética da Esperança tenta melhorar a situação o quanto for possível. Talvez uma simples palavra pode derrubar uma pessoa ou então levantar, por isso precisamos procurar fortalecer para suportar as dificuldades.

-Conclusão: “... em verdade promulgará o direito”.
O Messias veio para anunciar a verdade e pronunciar o direito das pessoas. Através da Ética da Esperança devemos “falar a verdade em amor” (Efésios 4.15). Mas acima de tudo promulgar o direito das pessoas em receber bênçãos conquistadas por Jesus trazendo esperança ao coração.


© AUTOR:Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.