A Ética da Esperança

Isaías 42.3
Introdução: Isaías profetiza sobre o comportamento do Messias e seus valores. Jesus praticou a Ética da Esperança em todas as suas ações e palavras.


Como é a ética da Esperança?


1- Procura não piorar as coisas

“Não pisará a cana quebrada...”

Primeiro Isaías usa o exemplo de uma cana quebrada que alguém pisa em cima tornando seu estado pior ainda. O Messias não humilha as pessoas que já sofrem, fazendo-os ficarem pior ainda do que já estavam.
A Ética da Esperança, em primeiro lugar tenta amenizar o sofrimento da pessoa. Se a situação não é boa, pelo menos alivie um pouco.

2- Procura melhorar a situação

“... não apagará a torcida que fumega...”

Depois Isaías usa o exemplo de uma chama de fogo que está quase apagando e alguém sopra terminando de apagar. O Messias procura ajudar acender a chama fortalecendo a pessoa que está desanimada.
A Ética da Esperança tenta melhorar a situação o quanto for possível. Talvez uma simples palavra pode derrubar uma pessoa ou então levantar, por isso precisamos procurar fortalecer para suportar as dificuldades.

Conclusão

“... em verdade promulgará o direito”.

O Messias veio para anunciar a verdade e pronunciar o direito das pessoas. Através da Ética da Esperança devemos “falar a verdade em amor” (Efésios 4.15). Mas acima de tudo promulgar o direito das pessoas em receber bênçãos conquistadas por Jesus trazendo esperança ao coração.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário