Sem Comparações

“Pois quem nos céus é comparável ao SENHOR? Entre os seres celestiais, quem é semelhante ao SENHOR?” Salmos 89.6

Introdução: Cinco coisas incomparáveis:

1- Deus: Isaías 40.18

Nada pode ser comparado a Deus por sua grandeza e poder inigualáveis (Isaías 40.25). O próprio Senhor desafia que se compare algo a Ele (Isaías 46.5).

2- A Sabedoria: Provérbios 3.15

A sabedoria não se compara com nada neste mundo “porque melhor é a sabedoria do que joias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela” (Provérbios 8.11).

3- O sofrimento: Romanos 8.18

A dor de uma pessoa não pode ser comparada com outra. Jeremias disse que a dor de Jerusalém no Cativeiro não poderia ser comparada por ser tão intensa (Lamentações 2.13 e 4.2).
A vida de quem serve a Deus não é isenta de sofrimentos, mas temos a certeza de que vale a pena “porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação” (II Coríntios 4.17).

4- As Pessoas: 2Coríntios 10.12

Comparar as pessoas é um ato de imaturidade. Cada um de nós é um ser único e todos somos imagem e semelhança do Criador (Gênesis 1.27). Somente Deus pode conhecer o interior do coração humano e comparar ou entender (Lucas 7.31).

5- A Vida Cristã: Filipenses 1.23

Não tem forma melhor de viver do que na presença de Deus. Até para quem morre a vida continua com o Senhor (João 11.25). As coisas que vemos são apenas símbolos diante da grandeza do Reino de Deus (Lucas 13.18-20).

Conclusão
Jesus falava por meio de comparações para nos ajudar a entender (João 16.25), mas nem sempre podemos fazer isso porque podemos errar.
Tome cuidado com comparações!
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário