O Tempo de Deus

Eclesiastes 3.1-15

Introdução: Se entendermos o tempo de Deus, aprendemos a esperar no Senhor.

Algumas verdades a cerca do tempo:

1- O Tempo pertence a Deus

v.1 “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”.

Deus é o dono do tempo, pois o Senhor é eterno, sempre foi e sempre será (Salmos 90.1). Por isso Deus determinou um tempo para cada coisa na vida humana (v.2-8).

2- O Tempo é Limitado

v.11 “Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim”.

A humanidade foi limitada pelo tempo devido ao pecado (Gênesis 2.17), chegando a viver até o limite de cento e vinte anos (Gênesis 6.3) e a média de setenta a oitenta anos (Salmos 90.10). Mas isso é para sabermos que nosso tempo de vida é limitado.

3- O Tempo não volta mais

v.14 “Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele”.

Cada segundo do tempo é precioso e não deve ser desperdiçado. Devemos aproveitar “remindo o tempo, porque os dias são maus” (Efésios 5.16).

Conclusão

v.15 “O que é já foi, e o que há de ser também já foi; Deus fará renovar-se o que se passou”.

Somente Deus, que é o dono do tempo, pode saber qual o tempo que temos e o tempo que estamos vivendo agora. Mas Deus também pode fazer se renovar o nosso tempo e nos dar novas oportunidades.
Peça um tempo a Deus!
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário