Empecilhos no Natal

Mateus 2.1-12 e Lucas 2.1-7

Introdução: Assim como no primeiro Natal houve dificuldades, também existem coisas que tentam impedir o Natal hoje:


1- ATIVISMO: Lucas 2.1 e 7

As pessoas estavam muito ocupadas no dia que Jesus nasceu porque estava acontecendo o recenseamento (v.1), que diferente dos dias atuais, ao invés de os recenseadores irem até as casas, as pessoas tinham que ir até sua terra natal para se inscrever (Lucas 2.3,4). As casas estavam cheias e as hospedarias não tinham espaço (v.7).
No Natal atual, as pessoas também se ocupam com muitas atividades, festas, banquetes e presentes. Muitos não se lembram de Jesus não lhe dão lugar.

2- INJUSTIÇA: Mateus 2.3,4 e 8,9

Quando Jesus nasceu, o maldoso rei Herodes tentou interferir intentando contra os recém-nascidos da época (Mateus 2.16). Os magos não ajudaram Herodes porque foram avisados por Deus (Mateus 2.12).
A injustiça e todo tipo de maldade, também é um empecilho ao verdadeiro Natal. A falta de testemunho é uma forma de injustiça que atrapalha as pessoas de buscar Jesus.

3- RELIGIOSIDADE: Mateus 2.4-6

Os religiosos da época foram consultados sobre as profecias a respeito do Messias e tiveram pronta resposta porque sabiam o que as Escrituras diziam a respeito. Mesmo assim, não se interessaram em buscar a presença do Rei.
A religiosidade faz com que as pessoas pensem que saibam das coisas, ou pelo menos pensem que já sabem e não vivem de acordo com o que ensinam. Este é um obstáculo ao verdadeiro Natal.

Conclusão 

Natal é nascimento. Quando Jesus nasce em nossos corações acontece o verdadeiro Natal.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário