As três igrejas bíblicas

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” Apocalipse 2.29

Introdução: Ao se referir à igreja, o texto bíblico revela três realidades, que são:

1- A Igreja de Cristo Universal

Hebreus 12.22 “Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia”.

A Igreja de Cristo, edificada pelo próprio Senhor (Mateus 16.18), composta por todos aqueles que creem em Jesus e fazem parte do “corpo de Cristo” (1Coríntios 12.27). Esta igreja é invisível, formada de cristãos de todo o mundo em diversas denominações cristãs.

2- A Igreja Local

Apocalipse 1.11 “dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia”.

A Igreja local é a igreja em uma cidade, levando o nome de sua localização (Apocalipse 1.4), como por exemplo “à igreja de Deus que está em Corinto” (1Coríntios 1.2), que é chamada de Igreja dos Coríntios (2Coríntios 6.11). Em cada cidade, lugarejo, povo ou nação existe um povo de Deus (Apocalipse 5.9).

3- A Igreja no Lar

Colossenses 4.15 “Saudai os irmãos de Laodiceia, e Ninfa, e à igreja que ela hospeda em sua casa”.

A Igreja no lar era o modelo oficial de igreja cristã, como uma célula matriz do cristianismo. A organização eclesiástica da Igreja Primitiva se dava no meio das famílias, dentro das casas. Vários exemplos de igreja no lar como na casa de Priscila e Áquila (Romanos 16.5 - I Coríntios 16.19), o lar de Ninfa (Colossenses 4.15) e na casa de Arquipo (Filemon 1.2).

Conclusão 
A Igreja, biblicamente falando é Universal e também local, tendo nas casas a sua base. Como se fosse uma igreja dentro da outra, sendo a mesma igreja de Cristo.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

2 Comentários

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

  1. Muito bom gostei tenho serteza que eu fazer por onde cada dia mais desenvolver Deus irá me capacita eu creio amém

    ResponderExcluir
  2. Angela Castro Stollersáb. dez. 23, 06:52:00 AM

    Bastante explicativo e sintético literalmente falando; o que nos ajuda a prática em nosso dia dia e edificante quanto ao efeito na vida espiritual. Prosseguir alimentando o espírito com certeza a carne vai sendo vencida...

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário