A palha e o trigo

“Que tem a palha com o trigo? - diz o SENHOR” Jeremias 23.38c

Introdução: As muitas ‘revelações’ devem ser provadas no fogo (I Coríntios 3.13).


1- A Palha ao fogo vira cinza

Quando a palha é lançada no fogo, logo se consome (Isaías 33.11) tornando-se pó e cinza.
A palha representa tudo o que não tem sustentação ou propósito (I Coríntios 12.7) e por isso é passageiro, leve e fácil de se consumir.
Quando uma revelação ou mensagem é de Deus suporta o fogo do Senhor, “porque o nosso Deus é fogo consumidor” (Hebreus 12.29), mas se não for de Deus se queimará sendo provado pelo fogo do Espírito Santo ou das provações (I Pedro 4.12).

2- O Trigo ao fogo vira Pão

O trigo é usado para fazer o pão, que é um alimento básico e essencial para a vida humana (Ezequiel 4.9).
A Palavra de Deus é o pão que nos sustenta espiritualmente, como um maná espiritual (João 6.31). Jesus é “o Pão da vida” (João 6.48) que nos alimenta.
Quando algo é de Deus, então tem o trigo, ou seja, base de sustentação como “Palavra que vem da boca de Deus” (Mateus 4.4). A massa do trigo quando colocada na brasa se torna pão (I Reis 19.6). Jesus nos sustenta com seu pão do céu (João 6.50, 51 e 21.9).

Conclusão

Mateus 3.12 “A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível”.

Se alguém te disse alguma coisa e você não sabe se é de Deus ou não, peça ao Espírito Santo que mande o seu fogo, seja em poder ou em provações para provar se é de Deus ou não. Se queimar, então é palha, mas se tornar pão, será alimento de Deus para te sustentar.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

1 Comentários

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

  1. muito bom para o conforto do coração, com tantas mensagens que traz mas confusão do edificação temos ai discernimento da verdadeira palavra de Deus.

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário