O ‘porquê’ e o ‘para quê’

Isaías 55.8,9
Introdução: Você já perguntou a Deus por que algo está acontecendo? Às vezes Deus não diz o ‘porquê’, mas ‘para quê’:

1- O ‘porquê’ pertence a Deus: Deuteronômio 29.29

Em muitas situações da vida Deus não nos revela o porquê dos acontecimentos. Se Deus quiser revelar os seus projetos, nos mostrará a sua vontade (Amós 3.8), mas pode não revelar para que apenas confiemos pela fé.
Quando Jesus curou um cego e o mandou se lavar no tanque de Siloé, as pessoas ficavam perguntando o porquê de ter nascido cego, dizendo que seria por causa do pecado. Mas Jesus disse que seria para “glorificar a Deus” (João 9.2,3). Isso significa que Deus pode transformar uma situação triste num milagre em nossas vidas.

2- O ‘para quê’ revela a vontade de Deus: Romanos 8.28

Devemos confiar que em tudo Deus tem um propósito para nossas vidas e o cumpre no tempo certo (Eclesiastes 3.1). Se você ama a Deus e sua vida está nas mãos do Senhor, não há o que temer. Deus nos chamou para glorificar o seu nome em nossas vidas.
Quando Lázaro Morreu, Jesus disse que sua enfermidade seria para a glória de Deus (João 11.4). Marta quis entender o porquê (João 11.21-26), mas Jesus declarou que se cresse veria a glória de Deus (João 11.40).

Conclusão
Não adianta perguntar o ‘porquê’ das coisas que nos acontecem, mas precisamos confiar que tudo Deus tem um ‘para quê’, um propósito de bênção para nós.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

4 Comentários

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

  1. Amém !!! Deus permitiu que acontecesse algo em minha vida a 5 meses atrás,mas o resultado veio ontem.
    Desagrado a Deus profundamente é isso me corrói hoje. Reconheço que mereço a provação que estou passando, mas creio em Deus e sei que Ele me dará uma chance de mostrar o meu valor.
    Amém

    ResponderExcluir
  2. Esse aplicativo é uma benção !!!!

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário