O mandamento novo e o novo mandamento

dez mandamentos em forma de coração

I João 2.7,8
Introdução: Um jogo de palavras que João usa para falar do amor como um mandamento de Deus:

1- O Mandamento Novo

I João 2.7 “Amados, não vos escrevo mandamento novo, senão mandamento antigo, o qual, desde o princípio, tivestes. Esse mandamento antigo é a palavra que ouvistes”.
O que João quer dizer aqui é que o amor ensinado por Jesus já havia sido ordenado na lei em Levítico 19.18 “...amarás o teu próximo como a ti mesmo. Então não é algo novo.

II João 1.5 “E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros”.
Um mandamento novo seria uma nova ordem ainda não anunciada. Mas o amor já estava nas Escrituras como um dever de todo servo de Deus.

2- O Novo Mandamento

I João 2.7 “Todavia, vos escrevo novo mandamento, aquilo que é verdadeiro nele e em vós, porque as trevas se vão dissipando, e a verdadeira luz já brilha”.
Ao colocar o adjetivo na frente, o significado é que o mandamento deve ser renovado, como se fosse novidade para pessoas que ainda não sabiam.

João 13.34 “novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros”.
O próprio Jesus disse que dava um novo mandamento porque agora temos um exemplo a seguir e ficou mais fácil para entender como deve ser este amor.

Conclusão 

O que renova este mandamento é a luz de Cristo que nos ensina a amar.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário