Razão X Emoção

Hebreus 8.10
Introdução: O ser humano vive em constante luta entre o que pensa e o que sente. Somente Deus nos dá equilíbrio entre mente e coração:


Às vezes sentimos vontade de fazer algo que sabemos não ser bom ou então pensamos o que devemos fazer, mas não queremos (Romanos 7.18-21). 

1- Mente Renovada: Romanos 12.1,2

A partir do momento em que nascemos de novo e nos tornamos “nova criatura” (II Coríntios 5.17) também passamos por uma mudança de mentalidade para assumir a “mente de Cristo” (I Coríntios 2.16). Somos libertos de toda mentira do inimigo (Romanos 8.32 e 44) “levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo(II Coríntios 10.5). Para proteger nossos pensamentos devemos usar o “capacete da Salvação” (Efésios 6.17).

2- Coração Limpo: Mateus 5.8

A cada dia quando pecamos nos sujamos com a malícia que segundo Jesus na parábola do semeador (Marcos 4.3-9), muitas vezes pode ser um terreno pedregoso [duro], espinhoso [ferido], à beira do caminho [indeciso] ou um bom terreno [disponível]. Também acontece de um inimigo semear joio no meio do trigo (Mateus 13.24-30). Mas “se o nosso coração nos acusar” (I João 3.20,21), somente Deus que conhece o nosso coração pode nos aceitar, perdoar e transformar com o fruto do Espírito (Gálatas 5.22,23).

Conclusão: Filipenses 4.7
O caminho mais longo que o ser humano já percorreu não foi a travessia dos oceanos ou a viagem à lua. Este caminho tem apenas 45 cm aproximadamente, que é a distância entre cérebro e coração. Peça a Deus que guarde seus pensamentos e emoções.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário