A Palmeira e a Trepadeira

Salmos 92.12-14
Introdução: As diferenças entre uma Palmeira e uma Trepadeira, são notáveis. Por isso, o texto propõe que o Justo seja como a Palmeira. 


Quais diferenças entre a Palmeira e a trepadeira?


1- CRESCIMENTO

v.12 “O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano”.

A trepadeira cresce para os lados rastejando sobre pedras e árvores. Seu crescimento é rápido, mas sua vida é temporária.
A palmeira cresce lentamente e sempre para o alto, em direção à luz do sol. Se torna tão forte, que resiste aos ventos e temporais.

2- RAÍZES

v.13 “Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus”.

As raízes da trepadeira são rasteiras e rasas. Muitas vezes, a trepadeira se torna uma parasita que suga o alimento de outras plantas onde está ‘trepada’.
As raízes da Palmeira são muito profundas, alcançando lençóis subterrâneos para tirar seu sustento. Está bem firmada no solo e vence os obstáculos como pedras debaixo da terra.

3- TEMPO

v.14 “Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor”.

Embora existam algumas trepadeiras que dão fruto, depois que o fruto é retirado, o ramo seca. Há também trepadeiras venenosas (II Reis 4.39).
O crescimento da Palmeira é lento, mas seu tempo de vida é longo. Durante anos continua dando frutos.

Conclusão

Uma vida bem enraizada, estabilizada, não acontece da noite para o dia. É preciso lançar raízes e firmar-se sobre a terra. Deus quer que cresçamos e sejamos frutíferos.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário