CONVERSÃO VERDADEIRA

João 1.43-51
Introdução: A personalidade humana é muito pessoal em cada indivíduo. Mas mudar não é fácil e muitas vezes tentamos e não conseguimos.

Até que ponto uma pessoa pode mudar?


1- Transformação do TEMPERAMENTO: v.46 e 49

Natanael primeiramente demonstra-se decepcionado ou desanimado (v.46) e depois que conhece a Jesus fica radiante de alegria (v.49).
O temperamento faz parte da personalidade. Cada pessoa tem um temperamento próprio. Alguns são muito calmos, outros muito nervosos, ainda outros descontraídos e diversos outros tipos de humores podem ser notados nas pessoas. Distúrbios de temperamento e inconstância de humor também são muito comuns.
Muitas pessoas quando convertem precisam passar por uma transformação do temperamento conforme os frutos do Espírito Santo (Gálatas 5.22-23).

2- Mudança de CARÁTER: v.47 e 48

A vida pessoal de Natanael era para todos muito correta, até Jesus reconheceu seu caráter aprovado (v.47), mas no íntimo Jesus sabia todos os seus segredos e dificuldades (v.48).
O caráter diz respeito à integridade da pessoa em suas ações e palavras. Uma pessoa considerada mau caráter é porque tem atitudes erradas. O bom caráter é o testemunho correto de vida.
Quando nos convertemos precisamos aprender muitas coisas através dos princípios da Palavra de Deus para buscarmos ser semelhantes a Jesus (Efésios 4.13). Nosso caráter precisa ser lapidado conforme os valores do Evangelho e não deste mundo (Romanos 12.1,2).

Conclusão

Algumas pessoas têm bom caráter, mas com um temperamento ruim. Já outros têm um temperamento agradável e um caráter mau. Ambos precisam passar pelo processo de conversão.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

5 Comentários

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

  1. Gostei,vou meditar sobre esse ensinamento

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus,baixei o aplicativo e estou aprendendo oque sempre quis aprender. É bom sempre estarmos em contacto com a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Ensinamentos que edifica quem quer estar junto de Deus.Deus abençoa grandemente o seu povo.

    ResponderExcluir
  4. Aprendo muito com essas mensagens é muito bom. Aprendi s meditar mais na palavra.

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário