Muitas Vozes no Mundo


1Coríntios 14.10 “Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem sentido.”

Introdução: O apóstolo Paulo, falando sobre os dons espirituais, explica sobre as diversas vozes que existem no mundo e necessidade de buscar o discernimento.

A história de Balaão é um exemplo de personagem que ouviu vários tipos de vozes (Números 22 a 24). Até a mula falou com Balaão para o despertar (Números 22.21-32).


Tipos de vozes que ouvimos:


1- A Voz de Deus

Deus quer falar conosco sempre e usa várias formas para se revelar: Palavra, a consciência, natureza, sonhos, anjos, profecias, etc.

Balaão era um vidente, um tipo de profeta que buscava ouvir e falar a mensagem de Deus (Números 22.8-20).


2- A Voz dos Homens

As muitas vozes do mundo às vezes nos confundem, porque cada um fala uma coisa.

Balaque, o rei dos moabitas, um povo inimigo de Israel chamou Balaão e ofereceu pagar para amaldiçoar o povo de Deus (Números 22.1-7).


3- A Voz do EU

Por vezes, o nosso “eu” nos impulsiona a fazer o que queremos, mas o coração humano é enganoso (Jeremias 17.9). O Espírito Santo atua em nossa consciência nos mostrando a vontade de Deus (Romanos 9.1).

Balaão foi tentado a ganhar riquezas e ficou indeciso, diante das propostas. Também ficou irado com sua jumenta e espancou (Números 22.23-25).


4- A Voz do Diabo

O diabo é mentiroso e enganador (João 8.44), tentador ao pecado, distorcendo a Palavra de Deus (Mateus 4.1-11), então devemos resistir (Tiago 4.7,8). Com certeza o diabo fala com voz agradável para convencer (2Coríntios 11.14).

Deus transformou a maldição em bênção para seu povo, mas quando caíram em pecado de prostituição e idolatria com os moabitas, foram castigados (Números 25).


Conclusão

Aprenda a discernir a voz do Senhor, das vozes dos homens no mundo, também seu próprio eu, além de reconhecer a voz do diabo.


Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Natural de Muriaé MG. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário