O altar rachado

 

 1Reis 13.1-10

Introdução: O rei Jeroboão ergueu altares para ídolos e mesmo não sendo sacerdote, oferecia sacrifícios nestes falsos altares. Mas Deus levantou um profeta que avisou que o altar seria rachado ao meio (v.3-5).


O que significa o altar rachado?


1- Altar em pecado

O rei Jeroboão cometeu grandes pecados, levando o povo de Deus a se afastar do Senhor por causa da idolatria (1Reis 12.25-33).

A pior coisa que atrapalha uma igreja e o altar é o pecado. Nada pode parar a igreja, mas quando o pecado entra no altar a obra não prospera. Jeroboão também foi rebelde e levantou a mão contra o homem de Deus, por isso sua mão secou (v.4).

O pecado racha o altar e impede o fluir da presença de Deus (Isaías 59.2). Então é preciso confessar e concertar o altar (1João 1.7-9). O homem de Deus não aceitou se juntar ao rei Jeroboão por causa do pecado (v.7-10).


2- Altar dividido

Jeroboão dividiu criando outros altares que não eram verdadeiros e povo não sabia mais para onde ir, ficando confusos.

A unidade é muito importante na igreja, principalmente na direção, à frente do culto. Se não houver união, o povo fica perdido e se divide, mas onde há unidade “ali o Senhor ordena a sua bênção” (Salmo 133.3).

Jesus ensinou que antes de subir no altar para oferecer algo “deixe diante do altar a sua oferta e vá primeiro reconciliar-se com o seu irmão; e então volte e faça a sua oferta” (Mateus 5.24). O profeta perdoou o rei e orou para que sua mão voltasse ao normal (v.6).


Conclusão

Infelizmente no final desta história, o mesmo homem de Deus, que foi usado para profetizar também caiu em pecado e morreu (1Reis 13.11-32).

Não permita que o altar de sua vida, nem o altar de sua igreja fique rachado, mas corrija, através do perdão e comunhão.

 

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Natural de Muriaé MG. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário