Sepultando o velho homem

homem enterrando a cabeça no chão


Colossenses 3.3 “Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus”

Introdução: A cada dia precisamos morrer para o mundo e viver para Deus. Infelizmente o velho homem tenta ressurgir em muitos momentos e por isso precisamos sepultar a velha natureza.


Como sepultar o velho homem?


1- Crucificando a carne

Romanos 6.6 “sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;”

A carne precisa ser crucificada, como Jesus nos mandou todos os dias levar a nossa cruz e seguir seu exemplo, negando os desejos da carne (Marcos 8.35-38).


2- Mudança de comportamento

Colossenses 3.8-10 “Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;”

A nova vida em Cristo tem novos hábitos. Antes no mundo tínhamos práticas que não agradavam a Deus, mas tudo foi transformado pela Graça que nos perdoa e liberta do pecado (Romanos 6.14).


3- Revestimento espiritual

Efésios 4.22-24 “no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.”

A vida espiritual precisa ser alimentada para estar forte e vencer as fraquezas da carne (Marcos 14.38). O reforço espiritual nos capacita para suportar as tentações e tribulações da carne.


Conclusão

Em Cristo somos nova criatura (2 Coríntios 5.17) e por isso devemos viver em conformidade com sua Palavra.

 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário