Sepultando o velho homem

homem enterrando a cabeça no chão


Colossenses 3.3 “Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus”

Introdução: A cada dia precisamos morrer para o mundo e viver para Deus. Infelizmente o velho homem tenta ressurgir em muitos momentos e por isso precisamos sepultar a velha natureza.


Como sepultar o velho homem?


1- Crucificando a carne

Romanos 6.6 “sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;”

A carne precisa ser crucificada, como Jesus nos mandou todos os dias levar a nossa cruz e seguir seu exemplo, negando os desejos da carne (Marcos 8.35-38).


2- Mudança de comportamento

Colossenses 3.8-10 “Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;”

A nova vida em Cristo tem novos hábitos. Antes no mundo tínhamos práticas que não agradavam a Deus, mas tudo foi transformado pela Graça que nos perdoa e liberta do pecado (Romanos 6.14).


3- Revestimento espiritual

Efésios 4.22-24 “no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.”

A vida espiritual precisa ser alimentada para estar forte e vencer as fraquezas da carne (Marcos 14.38). O reforço espiritual nos capacita para suportar as tentações e tribulações da carne.


Conclusão

Em Cristo somos nova criatura (2 Coríntios 5.17) e por isso devemos viver em conformidade com sua Palavra.

 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 45 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Oferte abençoando este ministério: PIX CNPJ: 39291393000175

 e-book cem esboços de pregações