O que você procura?

João 4.1-18

Introdução: A mulher samaritana estava em busca de algo especial quando encontrou com Jesus e achou tudo o que precisava.

Buscas essenciais da vida:

 

1- Busca Material: v.6-8

A primeira coisa que levou a mulher ao poço foi para buscar água, onde o próprio Jesus também queria saciar sua sede, enquanto esperava os discípulos buscarem comida.

A busca por satisfazer nossas necessidades físicas e materiais é o que move todas as pessoas, contudo, não podemos esquecer que não é somente isso que precisamos.

Deus quer nos satisfazer e dar dignidade em todos os sentidos, mas não podemos esquecer do Senhor. Às vezes a falta de um recurso nos faz voltar para a presença de Deus que nos supre.

 

2- Busca Emocional: v.16-18

Jesus conversava com a mulher samaritana e sabia dos preconceitos de separação com os judeus (v.9), bem como das dificuldades daquela mulher, que já havia tido cinco maridos.

A vida emocional daquela mulher estava tão sedenta quanto ela mesma, com um abismo profundo como aquele poço. Por isso Jesus lhe ofereceu algo muito maior que lhe satisfaria para sempre.

A busca emocional leva as pessoas a procurar em prazeres e desejos algo que possa saciar suas emoções. Muitas decepções trazem mais tristeza e secura ainda.

 

3- Busca Espiritual: v.13-15

A proposta de Jesus para a mulher foi de algo muito superior e permanente, que é espiritual e poderia satisfazer sua vida em todos os sentidos, tanto físico, como emocional e espiritual.

A insatisfação é como uma sede, que enquanto não for saciada a pessoa não estará bem. Somente em Deus podemos viver de forma plena e satisfeita.

A vida espiritual é o eixo de equilíbrio e sustento de tudo em nossa vida, principalmente nossas emoções e até a parte física. Sem Deus não conseguimos equilibrar e sempre vai ficar faltando algo.

 

Conclusão

Como aquela mulher, estamos na mesma busca, tanto material, como emocional e espiritual, mas quando encontramos Jesus conseguimos o suprimento completo de tudo que precisamos.

 

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Natural de Muriaé MG. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário