Entendendo a Trindade

I João 5.7 “Pois há três que dão testemunho [no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.


Introdução: Alguns exemplos para ilustrar como e ajudar entender a doutrina da Trindade:

 

1- Cordão de três dobras

A Palavra de Deus diz que um cordão de três dobras é mais forte e não arrebenta facilmente (Eclesiastes 4.12), assim o Pai, o Filho e o Espirito Santo agem em conjunto unindo toda a sua força a nosso favor.


2- Três elos

Como três elos inseparáveis, assim o Deus Trino permanece o mesmo eternamente: “Santo, Santo, Santo” (Isaias 6.3).


3- Triângulo

Como um triângulo que tem três faces, assim podemos entender o Deus Triúno como Pai Criador, Filho Salvador e Espírito Consolador (Tito 3.4-7).


4- Homem trino

O ser humano é uma trindade, formado de corpo, alma e espirito (I Tessalonicenses 5.23). Por isso o Senhor disse: “façamos. "pois o homem à nossa imagem e à nossa semelhança" (Gênesis 1.26).


5- Estados da Água

Os três estados da água: líquido, sólido e gasoso, nos dão uma pequena noção quanto a este mistério, porque são três formas distintas de uma mesma substância (I João 5.8).

 

Conclusão

A fé é inexplicável, não adianta querer dar lógica racional ao que é infinitamente maior do que tudo o que podemos entender (I Coríntios 2.9), mas que pela fé podemos crer (II Coríntios 5.7).

 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário