Tempo de Restaurar

Venham, vamos reconstruir as muralhas de Jerusalém, para nos livrarmos desta vergonha.” Neemias 2.17

Introdução: Neemias foi o reconstrutor das muralhas de Jerusalém. Mas além dos muros havia muito para restaurar no meio do povo de Deus. Não foi nada fácil e opositores não faltaram (Neemias 4.1-10).

Neemias narra reconstrução das muralhes de Jerusalém em três etapas:

 

1- Reforma Estrutural

Jerusalém era o lugar da adoração, mas estava em ruínas. Então Neemias chamou o povo para trabalhar reconstruindo os muros de proteção da cidade (Neemias 2.11-20).

 

2- Reforma Ministerial

O sacerdócio e o culto foram recuperados e Neemias chamou todas as famílias para colaborar (Neemias 3.1-23). Na obra de Deus ninguém pode ficar parado, todos devem servir.

 

3- Reforma Espiritual

Os israelitas ficaram por setenta anos no cativeiro e se misturaram com costumes pagãos (Neemias 13.1-9), então confessaram seus erros a Deus (Neemias 9.1-18).

 

CONCLUSÃO

Jerusalém era o lugar da presença de Deus, mas hoje o Espírito Santo habita em cada um de nós (I Coríntios 3.16) e também em sua Igreja.

De nada adiantaria reconstruir os muros se o que estava do lado de dentro não fosse restaurado. Por isso, precisamos fortalecer nossas vidas, restaurando as muralhas da vigilância e fechando as portas para todo mal (Romanos 12.21).

Que esta restauração aconteça em nossas vidas! 

 


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário