É possível Reformar a Igreja?

Mateus 9.16,17

Introdução: Jesus questionou a forma da religião judaica (Mateus 9.14,15), chamando a uma renovação total. Isso nos ajuda a refletir sobre a continuação da reforma da Igreja:


 

1- VESTES NOVAS – Forma

Mateus 9.16 “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha; porque o remendo tira um pedaço da roupa, e o buraco fica ainda maior”.


A primeira comparação que Jesus faz é sobre as vestimentas, argumentando que não convém remendar uma roupa velha com tecido novo.

As roupas apontam para o formado externo. O formato da Igreja precisa ser reformado, retornando sua estrutura à simplicidade, mas ao mesmo tempo se renovando de acordo com a necessidade dos tempos modernos.

A Igreja precisa de vestes novas!

 

2- VINHO NOVO - Conteúdo

Mateus 9.17 “Nem se põe vinho novo em odres velhos, porque, se alguém fizer isso, os odres se rompem, o vinho se derrama, e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam”.


A segunda comparação feita por Jesus é com o vinho, bebida utilizada para sustento por sua durabilidade. O vinho novo é o suco fresco que está sem fermentação ainda.

O odre era feito de peles de animais, que com o tempo envelhece, por isso se o vinho novo for colocado nele, quando fermenta, o odre velho não aguentaria.

O vinho novo nos ensina sobre o interior, o conteúdo dentro do odre, que precisa ser de acordo com o exterior: vinho novo em odres novos.

A Igreja precisa de vinho novo!

 

Conclusão

A Igreja não pode se conformar com este mundo, mas precisa se re-formar segundo a vontade de Deus (Romanos 12.1,2).

 

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Natural de Muriaé MG. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário