Esperança diante de uma Pandemia

Lucas 12.25-34
Introdução: As palavras de Jesus nos trazem esperança diante de uma pandemia, com respostas para os três riscos que corremos diante da crise. Naquele tempo haviam muitas doenças incuráveis e os enfermos eram isolados socialmente (Levítico 11 e 13).


1- O perigo da DOENÇA

Lucas 12.22-24A seguir, Jesus se dirigiu aos seus discípulos, dizendo: — Por isso, digo a vocês: não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer, nem com o corpo, quanto ao que irão vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as roupas. Observem os corvos, que não semeiam, não colhem, não têm despensa nem celeiros; contudo, Deus os sustenta. Vocês valem muito mais do que as aves! 

A doença é o primeiro perigo que enfrentamos. Mas Jesus curou todas as doenças incuráveis de sua época (Mateus 9.34). Jesus nos ensina a confiar em Deus que nos protege, como cuida dos passarinhos, mas devemos fazer a nossa parte se prevenindo.

2- A crise da ECONOMIA

Lucas 12.25-28Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Portanto, se não podem fazer nada quanto às coisas mínimas, por que se preocupam com as outras? Observem como crescem os lírios: eles não trabalham, nem fiam. Eu, porém, afirmo a vocês que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, muito mais fará por vocês, homens de pequena fé! 

O segundo risco que corremos é a questão financeira, que atinge a todos durante uma crise devido à pandemia, mas Jesus nos ensina que devemos compartilhar o que temos e aprender a viver com menos, agradecendo a Deus pela vida (v.33).

3- Os problemas EMOCIONAIS

Lucas 12.29-33Portanto, não fiquem perguntando o que irão comer ou beber e não fiquem preocupados com isso. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas o Pai de vocês sabe que vocês precisam delas. Busquem, antes de tudo, o seu Reino, e estas coisas lhes serão acrescentadas.  —Não tenha medo, ó pequenino rebanho; porque o Pai de vocês se agradou em dar-lhes o seu Reino. Vendam os seus bens e deem esmola; façam para vocês mesmos bolsas que não desgastem, tesouro inesgotável nos céus, onde o ladrão não chega, nem a traça corrói

A questão emocional abala praticamente a todos diante de uma pandemia. O medo assombra as pessoas. Mas Jesus ensina a confiar em Deus, buscar prioridade no Reino e também ajudar ao próximo.

Conclusão

Lucas 12.34 “porque, onde estiver o tesouro de vocês, aí estará também o seu coração”
Diante de uma crise, nosso coração é revelado, onde está, se nas coisas deste mundo ou na presença de Deus.

____________________________________
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário