Tesouro em Vasos de Barro

“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós” II Coríntios 4.7
Introdução: Como o vaso é preparado?


1- O barro deve ser Amassado

Jeremias 18.4 “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? - diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”.

A massa deve ser muito bem misturada para que o vaso tenha liga necessária e não se trinque. O trabalho de amassar o barro é uma preparação para que seja modelado (Naum 3.14).
Ser amassado demonstra ser algo doloroso e dá muito trabalho, mas é indispensável (Jeremias 18.4).
Coloque-se nas mãos do Senhor!

2- O vaso deve ser Moldado

Isaías 64.8 “Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos”.

O barro é moldado segundo a vontade (Isaías 45.9) do oleiro que sabe a melhor forma de modelar o vaso (Romanos 9.21).
Deus criou o ser humano do pó da terra moldando segundo a sua imagem e semelhança (Gênesis 1.27).
Deixe Deus moldar a sua vida!

3- O vaso precisa ser Forjado

Isaías 30.14 “O SENHOR o quebrará como se quebra o vaso do oleiro, despedaçando-o sem nada lhe poupar; não se achará entre os seus cacos um que sirva para tomar fogo da lareira ou tirar água da poça”.

Depois de ser amassado e moldado, o barro precisa resistir o fogo. Se algo estiver errado não suportará o calor, mas depois de passar pelo fogo se torna mais forte.
Deus quer forjar nossas vidas no fogo do Espírito Santo que queima todo mal (Atos 1.5). Deus sabe o tempo que cada um suporta passar pelo fogo (Isaías 42.2).

Conclusão

O que determinará o valor de um vaso será principalmente o conteúdo dentro dele (Lucas 7.37). Mas um vaso bem amassado, bem moldado e forjado corretamente tem valor.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário