O Temor a Deus

Eclesiastes 8.12,13
Introdução: Existe uma grande diferença entre quem teme a Deus e quem não conhece o temor do Senhor.

1- O Temor de Deus faz pensar antes de falar

Eclesiastes 5.7 “Porque, como na multidão dos sonhos há vaidade, assim também, nas muitas palavras; tu, porém, teme a Deus”.
A primeira diferença de quem teme a Deus é que pensa antes de falar. Quem não teme ao Senhor fala qualquer coisa sem refletir antes se está aborrecendo a Deus com suas palavras.

2- O Temor de Deus nos protege do mal

Eclesiastes 7.18 “Bom é que retenhas isto e também daquilo não retires a mão; pois quem teme a Deus de tudo isto sai ileso”.
Quem teme ao Senhor recebe proteção de Deus porque também evita todo tipo de mal (Tiago 4.7). A falta de temor faz a pessoa precipitar e cair em perigos (Eclesiastes 8.13).

3- O Temor de Deus traz sabedoria

Eclesiastes 12.13 “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem”.
A sabedoria é fruto do temer a Deus, pois “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Salmos 111.10). Não adianta saber muitas coisas e não ter o temor. Antes de qualquer decisão peça a orientação de Deus para sua vida.

Conclusão

Temor é respeito e não medo. Quem teme a Deus aprende a controlar as palavras, recebe proteção do mal e sabedoria de Deus.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário