A fé sem obras

Tiago 2.18,20 e 26
Introdução: A verdadeira fé está interligada às obras que na verdade são a prática da fé. Como equilibrar a fé com as obras?

1- As obras servem para exercitar a fé

Tiago 2.18 “Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé”.
A fé é como um exercício que precisa ser feito muitas vezes até aprender e nunca mais esquecer. A prova de que uma pessoa tem fé são as suas ações.

2- A fé sem ação (obras) não traz resultado

Tiago 2.20 “Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?”.
A fé só alcança resultado quando se age crendo de forma que seja uma fé operante. Apenas pensar ou sentir não é ter fé e sim o agir como ato de crer.

3- Uma fé viva tem atitudes

Tiago 2.26 “Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta”.
A prova de que alguém está vivo é se mexer, respirar e agir. O diagnóstico de uma pessoa doente é não conseguir exercer suas funções normalmente. Assim quem tem fé está saudável espiritualmente e a falta de fé traz enfermidades à alma.

Conclusão 

Precisamos da fé e das obras, sendo as obras consequência da fé e a fé uma condição para as obras. O fato de as obras não trazerem salvação não nos impede de produzir frutos (Efésios 2.8 e 10).

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário