A fé sem obras

Tiago 2.18,20 e 26
Introdução: A verdadeira fé está interligada às obras que na verdade são a prática da fé. Como equilibrar a fé com as obras?

1- As obras servem para exercitar a fé

Tiago 2.18 “Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé”.
A fé é como um exercício que precisa ser feito muitas vezes até aprender e nunca mais esquecer. A prova de que uma pessoa tem fé são as suas ações.

2- A fé sem ação (obras) não traz resultado

Tiago 2.20 “Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?”.
A fé só alcança resultado quando se age crendo de forma que seja uma fé operante. Apenas pensar ou sentir não é ter fé e sim o agir como ato de crer.

3- Uma fé viva tem atitudes

Tiago 2.26 “Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta”.
A prova de que alguém está vivo é se mexer, respirar e agir. O diagnóstico de uma pessoa doente é não conseguir exercer suas funções normalmente. Assim quem tem fé está saudável espiritualmente e a falta de fé traz enfermidades à alma.

Conclusão 

Precisamos da fé e das obras, sendo as obras consequência da fé e a fé uma condição para as obras. O fato de as obras não trazerem salvação não nos impede de produzir frutos (Efésios 2.8 e 10).

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 45 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Oferte abençoando este ministério: PIX CNPJ: 39291393000175

 e-book cem esboços de pregações