Obra social cristã

Atos 3.1-10
Introdução: As pessoas levavam um paralítico ao templo e os deixavam ali sem fazer mais nada. 

O que Pedro e João fizeram?

1- Olhar: v.3-5

A primeira coisa que Pedro e João fizeram foi um olhar diferente para aquele homem. O paralítico via as pessoas, mas para muitos era já invisível diante das pessoas que visualizavam somente a “porta formosa” (v.2).
Pedro e João “fitando” (v.4) aquele homem pediram que continuasse olhando para eles.
Muitas vezes o paralítico já tinha recebido esmolas sem um olhar sequer. As pessoas carecem mais de um olhar amigo do que de uma esmola.

2- Falar: v.6

As palavras de Pedro e João foram de cura para o paralítico. Do mesmo modo existem pessoas precisando apenas de uma palavra amiga.
Muitas pessoas já tinham dado esmolas sem falar nada. Melhor do que qualquer ajuda é uma palavra de ânimo que ajuda a pessoa se levantar e andar.

3- Erguer: v.7

Depois de olhar com amor e falar com poder de Deus, Pedro e João estenderam a mão para aquele homem e o levantaram para que continuasse sua vida e andasse sozinho (v.8).
Ninguém antes tinha coragem de apertar a mão daquele mendigo, mas com aquele braço estendido ele se colocou de pé e glorificou a Deus. Antes era excluído da sociedade e agora poderia entrar no templo pela primeira vez.
As esmolas que recebia certamente eram jogadas para ele, mas a mão estendida o levantou definitivamente. A melhor ajuda que uma pessoa estendida é um braço amigo.

Conclusão 

A obra social cristã levanta a pessoa caída, não somente com ajuda material, mas com amor através de um olhar sincero, palavras amigas e o estender de mãos para se levantar.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 45 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Oferte abençoando este ministério: PIX CNPJ: 39291393000175

 e-book cem esboços de pregações