Obra social cristã

Atos 3.1-10
Introdução: As pessoas levavam um paralítico ao templo e os deixavam ali sem fazer mais nada. 

O que Pedro e João fizeram?

1- Olhar: v.3-5

A primeira coisa que Pedro e João fizeram foi um olhar diferente para aquele homem. O paralítico via as pessoas, mas para muitos era já invisível diante das pessoas que visualizavam somente a “porta formosa” (v.2).
Pedro e João “fitando” (v.4) aquele homem pediram que continuasse olhando para eles.
Muitas vezes o paralítico já tinha recebido esmolas sem um olhar sequer. As pessoas carecem mais de um olhar amigo do que de uma esmola.

2- Falar: v.6

As palavras de Pedro e João foram de cura para o paralítico. Do mesmo modo existem pessoas precisando apenas de uma palavra amiga.
Muitas pessoas já tinham dado esmolas sem falar nada. Melhor do que qualquer ajuda é uma palavra de ânimo que ajuda a pessoa se levantar e andar.

3- Erguer: v.7

Depois de olhar com amor e falar com poder de Deus, Pedro e João estenderam a mão para aquele homem e o levantaram para que continuasse sua vida e andasse sozinho (v.8).
Ninguém antes tinha coragem de apertar a mão daquele mendigo, mas com aquele braço estendido ele se colocou de pé e glorificou a Deus. Antes era excluído da sociedade e agora poderia entrar no templo pela primeira vez.
As esmolas que recebia certamente eram jogadas para ele, mas a mão estendida o levantou definitivamente. A melhor ajuda que uma pessoa estendida é um braço amigo.

Conclusão 

A obra social cristã levanta a pessoa caída, não somente com ajuda material, mas com amor através de um olhar sincero, palavras amigas e o estender de mãos para se levantar.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário