Quando Deus diz: NÃO

Jó 35.12,13
Introdução: O Soberano Senhor pode dizer não quando isso for o melhor para nós. Situações em que Deus sempre vai dizer não:


1- Quando há pecado

Isaias 59.2 “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”.

O primeiro motivo para ouvirmos o não de Deus é quando na base de nosso pedido está o pecado.
Saul não ouviu a voz de Deus quando estava em pecado tendo abandonado a presença do Senhor (1Samuel 28.6). Quando Davi pediu a Deus para construir uma casa para o Senhor Deus lhe disse que não poderia fazer isso, pois não estava preparado (1Crônicas 28.6).  
Precisamos nos consagrar e nos preparar para receber o que Deus tem preparado para nós (1Coríntios 2.9).

2- Quando pode dar errado no futuro

Provérbios 16.1 “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR”.

O Senhor sabe tudo o que vai acontecer no futuro e por isso visualiza os nossos caminhos (Isaías 59.8,9), pois “a bênção do SENHOR enriquece, e, com ela, ele não traz desgosto” (Provérbios 10.22).
Quando Isaque queria ir para o Egito Deus lhe disse para não ir porque havia fome na terra (Gênesis 26.1-6).
Busque a vontade de Deus para sua vida (Romanos 12.2), que sempre é o melhor (Jeremias 29.11).

3- Quando somos egoístas

Tiago 4.3 “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres”.

Deus sabe a intensão de nosso coração e por isso muitas vezes diz não porque o que desejamos pode ser pior para nossas vidas.
Paulo lutou contra um espinho na carne, que servia para que não se engrandecesse e sempre estivesse em humildade diante de Deus. O Senhor lhe disse não, mas que “a minha graça te basta” (2Coríntios 12.7-9).
Peça a Deus que limpe o seu coração, porque, “se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido” (Salmos 66.18).

Conclusão

Se Deus lhe disser não, então peça perdão por seus pecados, confie na sabedoria de Deus entregando sua vida em Suas mãos e livre seu coração de toda vaidade.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

1 Comentários

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário